This is an automatically generated PDF version of the online resource brazil.mom-gmr.org/en/ retrieved on 2024/03/28 at 23:24
Global Media Registry (GMR) & Intervozes - all rights reserved, published under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Intervozes LOGO
Global Media Registry

Sônia and Estevam Hernandes

Sônia and Estevam Hernandes

 Os bispos Estevam e Sônia Hernandes fundaram a Igreja Apostólica Renascer em Cristo em 1986. Estevam nasceu em uma família católica de classe média baixa e se converteu ao protestantismo aos 20 anos, na Igreja Pentecostal da Bíblia no Brasil, tornando-se, em pouco tempo, líder de jovens. Trabalhou, por 12 anos, na gerência de marketing e vendas das empresas Xerox e ItaúTec. Sônia, nascida em família evangélica, frequentava desde criança a Igreja Evangélica Independente de Cambuci, onde o pai tinha um cargo de liderança. Era nutricionista e tinha uma loja de roupas. Os dois se conheceram na Igreja Pentecostal da Bíblia do Brasil, que frequentaram antes de fundar a Renascer, que em pouco tempo atraiu um público formado por jovens, profissionais liberais e empresários. Os dois são também escritores e compositores, autores de diversos livros e de versões da Bíblia, a "Apostólica", lançada por Estavam em 2012, e a "Bíblia da Mulher De Bem com a Vida" (mesma marca de seu programa de TV), lançada por Sônia em 2011.

Em 2007, Estevam e Sônia foram presos em Miami (EUA), acusados de carregar cerca de 56 mil dólares em dinheiro não declarado. Ficando presos em regime fechado e semi-aberto por um ano antes de voltar ao Brasil, volta antecipada para que o casal pudesse cuidar do filho mais velho, internado na UTI após uma cirurgia. Neste mesmo ano, foram acusados pelo Ministério Público de São Paulo de falsidade ideológica (abertura de igreja de fachada), estelionato e lavagem de dinheiro. Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, o Ministério Púbico também pedia o fechamento de mais de 1500 templos da igreja, uma vez que a Renascer e empresas relacionadas respondiam por mais de 100 processos - a maioria trabalhista - nas Justiças de São Paulo e Brasília e tinham diversas dívidas pela falta de pagamento de aluguel.

Outro episódio provocou um baque na igreja: em janeiro de 2009, o telhado da sede da Renascer, na área central de São Paulo, desabou, matando nove pessoas e deixando 117 feridas. Em 2012, o TCU condenou a Fundação Renascer a devolver R$785 mil aos cofres públicos por mau uso de dinheiro repassado pelo Ministério da Educação. Mesmo com os problemas financeiros da institução, que hoje tem pouco mais de 300 templos, matéria públicada na revista Forbes em 2013 revelou que o casal tinha uma fortuna pessoal de 65 milhões de dólares.

Estevam e Sônia tiveram três filhos: Fellipe Daniel Hernandes (Bispo Tid), Fernanda Hernandes Rasmussen (Bispa Fê) e Gabriel Asaph Hernandes. O bispo Tid faleceu em 2016, depois de anos internado na UTI. A Bispa Fê começou a ministrar na igreja quando os pais estavam presos nos Estados Unidos e tornou-se pastora em 2008, após cursar o Centro de Estudos Apostólicos (CEA), da própria Renascer; dois anos depois, tornou-se bispa. É considerada a "sucessora" do casal Hernandes, como ela mesma declara ao portal Guia-me (13/10/2008). Formada em Rádio e TV e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP-SP, é diretora executiva da Rede Gospel, apresentadora do programa De Bem com a Vida, ao lado da mãe, e responsável pela Igreja Renascer na Flórida (Reborn in Christ Church). É casada com o ex-modelo da agência Elite Douglas Hasmusse, que hoje também trabalha na Rede Gospel de Comunicação. Em 2007, Fernanda e Douglas foram acusados de possuir cargos fantasmas no gabinete do estão deputado estadual Geraldo Tenuta (Bispo Gê), então no PFL-SP. Asaph Hernandes é rapper gospel e apresentador de programa na Rádio Gospel FM.

Media Companies / Groups
Media Outlets
Facts

Business

Religion

Igreja Renascer em Cristo

Music

Gospel Records

Further Information

Headlines

https://istoe.com.br/158676_O+DECLINIO+DA+IGREJA+DA+BISPA+SONIA/

http://IstoÉ. O declínio da igreja da bispa Sônia. Accessed Oct. 2017.

Data Publicly Available

ownership data is easily available from other sources, e. g. public registries etc.

2 ♥
  • Project by
    Intervozes LOGO
  •  
    Global Media Registry
  • Funded by
    BMZ